top of page

Fertilização in vitro cresce 150% no Brasil

A fertilização in vitro (FIV) é um método que ajuda pessoas que não conseguem engravidar com naturalidade e tem se tornado cada vez mais popular. A técnica, que chegou ao Brasil em 1984, tem atraído muitas famílias. Segundo um levantamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de 2011 a 2016, o número de FIVs realizados no país saltou de 13.527 para 33.790, ou seja, um crescimento de 149,7%.


“Esse aumento tem ocorrido ano após ano, mas tem sido mais significativo nos últimos cinco”, diz o ginecologista Marcos Moura, especialista em reprodução assistida. “Acredito que uma das possíveis causas é que a mulher está cada vez mais postergando a gestação; a idade com a qual elas têm o primeiro filho vem aumentando. Como deixar para engravidar mais tarde pode influenciar na fertilidade da futura mãe, os casais recorrem ao método”, completa o especialista. Para Moura, outros fatores, como a divulgação e desmitificação do tratamento, além da redução nos custos, aproximou as pessoas da técnica.


Segundo julgam os especialistas, o número de procedimentos deve crescer ainda mais nos próximos anos. “Por conta da maior divulgação, de uma queda no custo e pela idade em que os casais estão buscando filhos, mais pessoas vão buscar a reprodução assistida nos próximos anos”, analisa o ginecologista.

Últimas Notícias
Notícias
Arquivo
bottom of page