top of page

Congelamento de Gametas

Por que as sessões de quimioterapia ou radioterapia levam homens e mulheres à infertilidade?

Lígia Fernanda Previato – Antes de tudo é preciso entender que a quimioterapia e a radioterapia são utilizadas para bloquear a produção de células e cancerosas, atacando principalmente seu DNA. No entanto, não são apenas essas células que são alvos das rádios e quimioterapias, as células saudáveis também são afetadas, infelizmente.


No caso dos homens, como os espermatozoides são células que se multiplicam constantemente, a quimioterapia e a radioterapia também causam danos no DNA e na multiplicação destas células, interferindo no desenvolvimento dos espermatozoides e alterando suas funções, como a capacidade de fertilizar o óvulo ou até mesmo impedindo a formação de novos espermatozoides de maneira definitiva, tornando o paciente infértil.


Além da possibilidade de tornar o homem infértil, é importante ressaltar que devido ao fato da quimioterapia ser mutagênica, ( ou seja, altera o DNA) é indicado congelamento do sêmen antes do tratamento. Caso contrário seria prudente que as tentativas de concepção ocorressem após um ano do termino do tratamento.


Dr. Edilberto de Araújo Filho – No caso da mulher, o que acontece é que a cada ciclo menstrual uma pequena quantidade dos ovócitos amadurece e é liberada para fecundação, enquanto o resto permanece em repouso. Ao longo da vida, a reserva de ovócitos diminui, até que a mulher atinja a menopausa e não possa mais ter filhos. Entretanto, o tratamento dos diversos cânceres pode, em muitos casos, levar a infertilidade. Isso porque a quimioterapia é tóxica para os ovocitos e leva a uma morte acelerada dos mesmos. Com isso a reserva de óvulos pode acabar. Tudo depende da dose, tempo de uso e tipo do quimioterápico.


Qual a solução para o homem que pretende ter filhos, mas descobre que está com câncer?

Dr. Edilberto de Araújo Filho - A prostatectomia radical para Câncer de Próstata leva o homem a uma ejaculação retrógada (os espermatozoides vão para a bexiga). No caso, a melhor opção é congelar o sêmen antes da cirurgia e/ou quimioterapia/radioterapia. Mas, caso já tenha sido realizada a cirurgia, a melhor opção será a coleta direto do epidídimo, por meio da punção.


Esses gametas podem ficar congelados por quanto tempo?

Lígia Fernanda Previato – Não há limite de tempo para ficarem congelados, essas células conseguem manter sua integridade por tempo indeterminado. Na literatura, há relato de espermatozoides que ficaram congelados por mais de 20 anos e que foi obtido gravidez após esse período.


Os médicos, de uma maneira geral, costumam alertar os pacientes que podem ficar estéreis após o procedimento de quimio e radioterapia?

Dr. Edilberto de Araújo Filho - Não. Infelizmente precisamos de uma maior conscientização dos profissionais da área quanto a preservação dos gametas. Muitos pacientes chegam ao consultório quando já realizaram algumas sessões de quimioterapia ou radioterapia. Às vezes não temos tempo hábil, ou o tempo que temos antes do paciente iniciar o tratamento é muito curto.

Últimas Notícias
Notícias
Arquivo
bottom of page