top of page

Quais são as principais causas de infertiliade femininas?

- Endometriose: O termo endometriose vem de endométrio, que é a mucosa (tecido) que reveste a cavidade do útero e cresce mensalmente sob o estímulo do estrogênio (hormônio feminino produzido pelo ovário). O endométrio “cresce” mensalmente para receber o embrião. Não ocorrendo a chegada do embrião, esse tecido “morre” e descama sob forma de menstruação. A endometriose surge quando esse endométrio saí para fora de seu sítio normal, implantando nos ovários, na bexiga, no útero, nos ligamentos pélvicos e intestinos.


- Problemas de Ovulação: Distúrbios, geralmente hormonais, que impedem que um óvulo maduro seja liberado pelos ovários. Existem inúmeras causas de disfunções hormonais que afetam o funcionamento dos ovários, desde problemas tireoidianos e de supra renais a disfunções mais comuns, que é a Síndrome dos Ovários micropolicísticos.


- Obsrução nas Trompas: Quando as trompas estão bloqueadas ou danificadas, elas impedem ou dificultam o encontro do espermatozoide com o óvulo. O que pode causar esta obstrução: Doença inflamatória pélvica, doenças sexualmente transmissíveis, laqueadura e endometriose;


- Alterações no útero: miomas, pólipos, malformações uterinas e aderências


- Idade avançada: redução da quantidade e da qualidade dos óvulos: Os óvulos são formados durante a vida fetal das mulheres. Ao nascer, o número total de óvulos é determinado, não havendo produção ao longo da vida. O processo de envelhecimento reduz as taxas de gravidez significativamente a partir dos 35 anos e piora a partir dos 40 anos. A perda da qualidade ovular influencia no aumento das taxas de abortamento e malformações. Além disso, o envelhecer progressivo dos óvulos faz aumentar gradativamente os riscos de anomalias cromossômicas, que chega a 1% das gestações aos 40 anos;


Fatores como estresse, obesidade, alimentação inadequada, uso de medicamentos, excesso de consumo de bebida e cigarro também podem prejudicar a fertilidade.

Fonte: Dr. Edilberto de Araújo Filho, diretor clínico do CRH Rio Preto

Escrito por: Ética Comunicação


FertilidadeFemininas_causas_crhriopreto_edilbertoaraujofilho_curiosidades.jpg

Últimas Notícias
Notícias
Arquivo
bottom of page