Evento em Rio Preto discute novidades sobre fertilidade

Autor: Cecília Dionísio - Diário da Região

Data: 16/6/2011

Mais de 400 profissionais são esperados na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto, onde acontece de quinta a sábado a XII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Sogesp, regional de Rio Preto. O evento traz para a cidade a discussão dos mais diferentes assuntos relativos à área ginecológica. Segundo o ginecologista Edilberto Araújo Filho, um dos organizadores da jornada, um desses temas é “Como preservar a fertilidade em pacientes com câncer”.



O fato de estarem com a doença, diz o médico, não impede as pessoas de preservar os óvulos ou sêmen para uma posterior fecundação in vitro - um alento para quem deseja ter um filho. Além disso, profissionais como a psiquiatra Carmita Abdo, a ginecologista Júnia Lima e o urologista Thomaz Golloup vão abordar desde como a química é importante para manter em níveis elevados a paixão, até sobre como é a sexualidade nas diferentes fases da mulher. Um dos módulos será reservado para tratar ainda das questões relativas à categoria médica, com a presença de Eleuses Paiva, Regina Bedone, Jorge Carlos Curi e outros.


HPV e as novas vacinas

As vacinas para o combate do papíloma vírus humano (HPV) será um dos tópicos abordados pela professora Lúcia Buchalla Bagarelli, chefe do serviço de patologia do trato genital inferior e colposcopia da Famerp. A médica explica que este é um vírus de transmissão sexual e pode provocar desde lesões verrucosas (condiloma acuminado) até lesões pré-malignas e câncer (o principal é o de colo uterino, mas pode surgir na vagina, vulva, ânus, pênis e demais mucosas). Daí a importância de se recorrer ao uso das vacinas como forma de prevenção.

Embora o uso de camisinha seja recomendado como forma de proteção, não protege as áreas não cobertas pelo preservativo e a transmissão é por contato. O HPV pode afetar mulheres, homens e crianças. “As mulheres são as mais afetadas, mas as lesões pré-malignas são tratáveis, assim como as verrugas. E após o tratamento, ocorre a negativação do vírus”, diz Lúcia Bagarelli. Além destes, outros temas relevantes à saúde serão abordados durante os dois dias do evento.


Serviço

XII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Sogesp, Inscrições no site: http://www.cenacon.com.br. Informações no fone (17) 3214-5900


Temas em debate:

:: Ginecologia de consultório

:: Anticoncepção: atualização

:: Endometriose

:: Terapia de reposição hormonal

:: Cirurgias do assoalho pélvico

:: Histeroscopia

:: Defesa profissional “in foco”

:: Anovulação crônica

:: Infertilidade conjugal

:: Sexualidade



CRH Rio Preto
Rua XV de Novembro, 4461 - Redentora
São José do Rio Preto - São Paulo

CEP.: 15.015-110 

Central de Atendimento
    (17) 3216.8662 | (17) 9 9601.2765